DanaPeper's Blog


Novo x Antigo
janeiro 26, 2010, 7:16 pm
Filed under: arquitetura, compras, livros, pessoal | Tags: , , , , ,

O que me inspirou a fazer esse post foi um livro que eu comprei esse mês chamado As + importantes Edificações Contemporânea – Plantas, cortes e elevações do Rob Gregory que eu simplismente shorey m³ de concreto armado tamanha a perfeição! Primeiro, porque sou uma amante de carteirinha da arquitetura contemporânea e suas soluções high-tech pras novas construções e também porque eu tenho fé que eu ainda vou fazer um mestrado nessa área (sim, eu quero ser professora de arquitetura, pra quem ainda não sabe!). Ai eu me convenci que eu precisava dar mais de 100 reais no livro e comprei! Ah, no mesmo dia eu comprei outro livro de arquitetura contemporânea, totalizando quase 300 contos (ouch! meu bolso!) de livro!  E eu tive uma mega surpresa quando cheguei em casa e desembalei os danadinhos dos plasticos: a editora dava um CD com todas as obras em autocad. Sim, eu tenho todas as plantas da Prefeitura de Londres em Autocad no meu humilde computador, tá?

Anyway… Deixando os meus orgasmos multiplos de lado pelos livros e voltando a falar de arquitetura contemporânea, eu achei um capitulo do livro extremamente interessante que foi o de Inserções, Anexos e Ampliações, que fala e mostra muito do que foi uma das coisas que eu fiz no meu projeto de conclusão de curso. O livro mostra 14 projetos que uniram uma arquitetura antiga com uma contemporânea e ficaram super interessantes! Eu não posso dizer que não fica impactante, você vê um prédio todo antigo, cheio de “riquififes” e  sua extensão ser completamente moderna! Assim, apesar do impacto, eu acho isso um máximo pra quebrar toda a “pomposidade” (adoro inventar palavras!) de uma obra secular!

A obra que mais me chamou atenção foi o Museu Kunsthaus de Graz, na Áustria, criada pelo Peter Cook. Aqui dá pra você ter uma ideia melhor de como é a lateral dele, onde nessa foto ai só aparece o comecinho. Primeiro eu fiquei encantada com a plasticidade dessa membrana que com a iluminação a noite, dá impressão que ela está se movendo! Deve ser um show ver isso de perto…

Outro que eu achei um máximo também foi o Hotel Josef na República Tcheca, projeto da Eva Jiricna. A foto tá uma b*sta, mas não achei nenhuma melhor na internet… Mas foi super legal a solução que ela usou pra sombrear dentro dos novos quarto, parece um “toldo”. O hotel fica no centro histórico de Praga, a vista daí deve ser de tirar o fôlego! Ah, eu tenho que mostrar também a escada maravilhosa que ela fez pra esse projeto, claro.

Eu senti falta de algumas grandes obras (alow Robinho, cadê o Louvre?) nesse capitulo do livro, mas o CD com tudo em Autocad não me deixa reclamar de absolutamente NADA!

Falando nisso…

Bem, eu falei do meu projeto de final de curso, que tem essa premissa de Novo x Antigo, ai ficaria chato não mostrar, né? O projeto que eu criei foi um Complexo Fotográfico no Centro Histórico de Natal (Bairro da Ribeira) e eu escolhi um prédio com uma fachada antiga para restaura-la e fazer os anexos, porque o prédio era muito pequeno e não cabia tudo que eu queria pro meu plano de necessidades, que era a área para os estúdios, o laboratório e uma galeria para exposição. Ainda no projeto, eu criei uma praça e fiz uma nova proposta pro Cais Tavares de Lyra, transformando ele em Pier e Área de contemplação do Pôr do sol no rio.

Vista Geral do Complexo
Praça
Vista Frontal do Prédio
Vista do Pier e Área de contemplação do Rio Potengi

OBS: A maquete eletrônica, foi eu mesma que fiz.

2 Comentários so far
Deixe um comentário

Adoro prédios antigos!

Comentário por pammachado

Eu vi esse de arte na Áustria. É paw demais… 🙂

Comentário por Mirna Oliveira




Deixe um comentário

